Pesquisar este blog

segunda-feira, 17 de junho de 2013

ED WOOD (DUBLADO) - 1994

ED WOOD - 1994
COMÉDIA - BIOGRÁFIA - DRAMA
DIREÇÃO: TIM BURTON
ROTEIRO: SCOTT ALEXANDER,LARRY KARASZEWSKI
IMDb: 8,0
 http://www.imdb.com/title/tt0109707/ 

 

DUBLADO 

Postado por Flavius Belisarius 


Dados do arquivo: 
Formato: AVI 
Qualidade: DVDRIP 
Tamanho: 1 GB 
Duração: 126 min. 
Legendas: S/L 
Áudio: Português 
Servidor: 4Shared,2Shared e MEGA (Dividido em 6 partes) 
Uploader: Flavius Belisarius 

LINKS: 
Parte 01: ED WOOD 
Parte 02: ED WOOD 
Parte 03: ED WOOD 
Parte 04: ED WOOD 
Parte 05: ED WOOD 
Parte 06: ED WOOD

Sinopse: Acompanhe a história real do pior diretor do mundo: Edward Davis Wood Jr. 
Um retrato exótico da vida de Ed Wood (Johnny Depp). Focando os relatos nos anos 50, quando o diretor se envolveu com um bando de atores desajustados, incluindo um Bela Lugosi (Martin Landau) em fim de carreira. Durante esta época, ele produziu filmes de péssima qualidade, que o fizeram passar para a história como o pior diretor de todos os tempos. 
Quando se fala de filmes ruins, Ed Wood é o melhor! 

 
CURIOSIDADES: 
Ironicamente a crítica considera este o melhor filme de Tim Burton, justamente por ele fugir do próprio estilo. 

O orçamento do filme foi de cerca de US$18 milhões, sendo considerado baixo, mas superior ao custo de todos os filmes de Ed Wood juntos. 

O filme foi um fracasso em relação a sua bilheteria, tendo conseguido obter apenas cerca US$6 milhões. No entanto, o filme foi um sucesso de crítica, conseguindo 92% de aprovação no site Rotten Tomatoes. 

O início do filme apresenta uma casa abandonada, que possui sobre uma mesa um esquife. Dentro do esquife está Criswell (Jeffrey Jones), que abre o caixão e realiza um discurso, que serve de prólogo para o início do filme. É uma referência às participações iniciais de Criswell nos filmes Plano 9 do Espaço Sideral e Noite das Assombrações, também realizava um discurso de prefácio para estes filmes. 

O discurso pronunciado por Criswell: "Saudações meus amigos, você está interessado no desconhecido, no misterioso, no inexplicável, por isso você está aqui. E agora, pela primeira vez trazemos a história completa de todos acontecimentos. Trazemos evidências baseados apenas em testemunhas secretas de almas miseráveis que sobreviveram a esta aterrorizante provação. Os incidentes, locais... meu amigo, não podemos mais manter este segredo. Será que seu coração aguenta os fatos chocantes da verdadeira história de Edward D. Wood Jr.?" 

Outra referência honrosa pode ser vista nos créditos iniciais, com o nome do elenco aparecendo cravado em lápides e de discos voadores (fazendo menção a Plano 9 do Espaço Sideral, maior anti-sucesso de Ed Wood) e também as imagens de um polvo gigante submerso em um rio. 

O filme é inspirado no livro na biografia de Ed Wood, Nightmare Of Ecstasy: The Life and Art de Edward D. Wood, Jr., de autoria de Rudolph Grey. 

Tim Burton alega que decidiu realizar este filme devido ao fato de que a amizade e proximidade de Ed Wood e Béla Lugosi o fazia lembrar de sua relação com Vincent Price (ator consagrado dos filmes de terror). 

Ed Wood inspirou Tim Burton de várias formas, até ao escrever seu primeiro filme com Johnny Depp, Edward Mãos de Tesoura, o nome do personagem principal é em homenagem ao diretor. 

A ideia da película ser filmada em preto e branco possuía dois motivos: tanto pelo fato de fazer menção a época em que o enredo se passava (ou seja, a década de 1950) quanto para o filme ficar similar às produções cinematográficas de Ed Wood, filmadas em preto e branco. 

Dentre os atores desajustados que trabalharam com Ed Wood, vale destacar Tor Johnson e Maila Nurmi. Tor Johnson foi um lutador encontrado por Wood que recebeu um convite para participar dos filmes do diretor e que com isso se tornou uma máscara popular nas festas de Halloween, e Maila Nurmi era mais conhecida como Vampira por fazer uma série que mostrava filmes de terror, porém esta participação na TV teve duração de apenas um ano. Ed Wood vinha escrevendo papéis para ela a tempos, porém só participou de um, sendo que neste papel sua personagem não teve falas. 

Ed Wood ouvira falar de Maila Nurmi ao assistir ao show de Vampira, na casa de Béla Lugosi. Eles estavam assistindo a uma breve reprise de um dos filmes em que Lugosi interpretou Drácula. Wood não gosta quando Vampira interrompe o filme para detalhá-lo, mas Lugosi demonstra estar atraído fisicamente por Maila. 

Pai e filha trabalham juntos no mesmo: Martin Landau interpretou Béla Lugosi. Já sua filha Juliet Landau interpretou Loretta King, atriz e protagonista de A Noiva do Monstro que também colaborou com o financiamento do filme. Juliet ficou famosa por interpretar a vampira Drusilla em Buffy, a Caça-Vampiros. 

Em vários momentos, a decadência de Béla Lugosi é demonstrada de forma dramática. Muitas cenas e diálogos demonstram como Lugosi acabou entrando em estado de ostracismo, depressão e vício em drogas. São constantes cenas de quando é comparado a Boris Karloff (famoso por interpretar Frankenstein), seu desafeto, ou quando ingere remédios ou alcool. Martin Landau conseguiu representar esse personagem dramático de forma magistral e comovente, sendo que não apenas foi indicado ao Oscar de melhor ator coadjuvante em 1995, como recebeu o prêmio. 

Um fato curioso: Martin Landau conseguiu faturar o Oscar de 1995, na categoria de melhor ator coadjuvante interpretando o também ator Bela Lugosi. Bela, no entanto, nunca sequer concorreu ao Oscar em sua vida, nem mesmo no auge de sua carreira, na década de 1930 e na metade da década de 1940. 

Bunny Breckinridge (Bill Murray) tratava-se de um homossexual assumido e grande amigo de Ed Wood. Foi responsável por convocar travestis para integrar o elenco de Glen ou Glenda. Seu grande sonho era fazer uma cirurgia de mudança de sexo. No entanto, realizou uma operação mal-sucedida. 

O operador de câmera Bill (Norman Alden) era daltônico. Esse detalhe fica evidente quando Ed Wood pede que Bill ajude Loretta a escolher entre dois vestidos de cores diferentes e ele não consegue identificar a cor de nenhum deles. 

O ator Vincent D'Onofrio apareceu em uma ponta de cerca de um minuto interpretando o renomado ator e cineasta Orson Welles. No entanto, as falas do personagem não são feitas por D'Onofrio, mas pelo dublador Maurice LaMarche (que não foi creditado). 

No filme o "Filho de Chucky", sequência terrir da franquia "Brinquedo Assassino", o filho (de sexo literalmente indefinido) do casal de bonecos matadores se chama Glen, mas também se chama Glenda, numa clara alusão à perola trash de Ed Wood lançada em 1953 "Glen ou Glenda?". 


Elenco: 
*Johnny Depp (Ed Wood) 
*Martin Landau (Bela Lugosi) 
*Sarah Jessica Parker (Dolores Fuller) 
*Patricia Arquette (Kathy O'Hara) 
*Jeffrey Jones (Criswell) 
*F.D. Spradlin (Reverendo Lemon) 
*Lisa Marie (Orson Welles) 
Ver todo o elenco >>> 

Ficha técnica: 
# título nacional:Ed Wood 
# país:Eua 
# título original:Ed Wood 
# gênero:Comédia,Biográfia,Drama 
# duração:126 min 
# ano: 1994 
# estúdio: Touchstone Pictures 
# distribuidora:Touchstone Pictures 
# direção:Tim Burton 
# roteiro:Scott Alexander,Larry Karaszewski 
# produção:Tim Burton,Denise Di Novi,Michael Lehman 
# música:Howard Shore 


Arquivo corrompido? Senha incorreta? Arquivo sem áudio?
Arquivo sem imagem? Arquivo sem legenda? Link com defeito?
 
Leia o tópico de AJUDA: http://tel4decinem4.blogspot.com.br/p/ajuda.html 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.